Síndromes de deficiência postural

Exercícios terapêuticos para as síndromes de deficiência postural

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma síndrome de deficiência postural. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.

 

 

Flexão/extensão da coluna vertebral

De joelhos, apoiado nas palmas das mãos, que estão alinhadas com os ombros. Inspire fundo, enquanto deixa a coluna arquear em direcção ao chão e roda a cabeça para a frente. Expire completamente, enquanto contrai os abdominais e enrola a coluna e pescoço.

Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Correcção postural da cervical e ombros

Em pé ou sentado, rode os ombros para trás e para baixo, enterre o queixo e imagine que tem uma linha a puxar-lhe o topo da cabeça. Mantenha esta posição durante 20 segundos.

Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

A visão é considerada um sentido maior. Algo tão precioso que nos permite ver o mundo tal como ele é. Isso, sem dúvida, tem um valor inestimável.

… A Síndrome de Deficiência Postural

No início dos anos 60, o médico Luís Carpinteiro, especialista em Reabilitação Funcional, começou a abordar o tratamento de doentes que apresentavam lombalgias (dores na região da coluna lombar) de uma forma peculiar. Em vez de os submeter a terapêuticas com agentes químicos ou físicos, colocava-os diante de um espelho para que pudessem ter consciência do seu corpo e mostrava-lhes como corrigir a postura.

A eficácia desta técnica sobre a dor tinha excelentes resultados e a sua experiência clínica contribuiu para evidenciar um conjunto de sinais clínicos comuns.

Em 1979 foi publicada em França, pelo médico Henrique Martins da Cunha, a Síndrome de Deficiência Postural (SDP).

A SDP é a designação para o conjunto de sinais e sintomas relacionados com as alterações da postura corporal e engloba a dor (dores musculares persistentes, cefaleias, nevralgias), o desequilíbrio (vertigens e perda de equilíbrio) e a dificuldade de aprendizagem. Assim como muitos outros sintomas como a deficiência circulatória, náuseas, vómitos, desorientação espacial, fadiga injustificada, limitação de movimentos articulares, dificuldades de localização exacta de cada segmento do corpo, dificuldade em articular palavras, em perceber o que se ouve, quedas e acidentes sem explicação plausível.

O autor verificou que a maioria dos pacientes tinha alterações na forma como se posicionavam e também como percepcionavam o corpo. Embora nem todos os casos possuíssem o quadro clínico completo, todos eles tinham em comum uma dificuldade de percepção do próprio corpo.

… Reprogramação Postural

A reprogramação postural é uma técnica que foi desenvolvida por Martins da Cunha e que consiste num reposicionamento dos diversos segmentos do corpo, através de técnicas posturais adequadas, associado a um conjunto de manobras e conselhos a praticar na vida corrente destinados a normalizar o sistema proprioceptivo.

Através desta técnica, é possível eliminar a maioria dos sintomas apresentados pelos pacientes.

Como a Osteopatia pode ajudar?

As alterações da visão podem estar relacionadas com alterações das curvaturas da coluna vertebral (escolioses, lordoses e cifoses), que interferem com o fluxo de energia nervosa que chega ao cérebro e que afecta o equilíbrio. A osteopatia, através das manipulações vertebrais, permite o desbloqueamento de subluxações e de desalinhamentos das vértebras cervicais, melhorando a condução nervosa dos pares de nervos cranianos que controlam a visão, a audição e o equilíbrio (II, III, IV, V, VI, VII e VIII pares de nervos cranianos).

As técnicas osteopáticas permitem um alinhamento da coluna vertebral, reequilibrando a postura e melhorando a percepção do corpo em geral.

A massagem osteopática permite uma diminuição da tensão nervosa, da tensão muscular dos ombros, região cervical e inserções dos côndilos occipitais, melhorando a circulação à região do crânio, com consequente aumento da irrigação no globo ocular. É comum os pacientes que recorrem aos tratamentos de osteopatia referirem a diminuição da sensação de vista cansada, da sensação de peso nas órbitas oculares e verificarem a melhoria da visão.

Lentes Prismáticas Activas

Esta técnica, desenvolvida pelo médico oftalmologista Orlando Alves da Silva, consiste na utilização das vias ópticas secundárias para fazer chegar uma nova informação aos centros cerebrais que controlam a propriocepção.

As lentes prismáticas activas não têm como objectivo corrigir a visão, mas podem ser adiccionadas às lentes visuais, sempre que o doente delas necessite. Quando o doente não necessita de lentes para a visão, as lentes prismáticas são usadas isoladamente. Estas lentes têm especificações técnicas de montagem que exigem know how especial por parte do óptico que as monta.

A utilização das lentes prismáticas pressupõe a utilização simultânea e complementar da reprogramação e reeducação postural.

posture2-237x300
Em Portugal, ninguém melhor para responder a esta pergunta do que Orlando Alves da Silva, (colaborou com Henrique Martins da Cunha, desde 1977) oftalmologista, chefe de serviço no Hospital de St.ª Maria, em Lisboa, e um dos grandes impulsionadores de uma disciplina médica emergente, a Posturologia.

Como explica este investigador, os problemas surgem quando «o indivíduo adopta posturas corporais incorrectas, que baralham a percepção que o cérebro tem da posição das diferentes partes do corpo».

Ou seja, desfasado da orientação espacial do esqueleto e do estado de contracção ou relaxamento de vários músculos, o cérebro passa a dar ordens erradas a diversas estruturas do organismo. E as consequências que podem advir desta violação da harmonia biomecânica humana sucedem-se num rol tão variado quanto surpreendente.

Tratamento:

Em primeiro lugar, há que pôr o doente a ver através de um tipo particular de lentes prismáticas, que o próprio Alves da Silva desenvolveu. Após a intervenção óptica, o doente deve frequentar sessões de «exercícios de correcção postural», nas quais um técnico de Ortóptica o reeduca a «andar, permanecer em pé, sentar, deitar e respirar da forma adequada ao restabelecimento do seu equilíbrio postural.

Lentes prismáticas posturais:

Que são óculos normais com lentes diferentes das que estamos habituados a ver na população em geral. São lentes prismáticas utilizadas para a correcção postural que diferem das lentes usadas para corrigir desvios oculares. As lentes prismáticas são activas e produzem um relaxamento nos músculos oculomotores, e desta forma esse relaxamento transmite-se a todos os músculos do corpo a eles associados podendo, se for este o caso, eliminar os sintomas de postura incorrecta.

Contactos e informações:

Dr. Alves da Silva

Rua Castilho 23-5B

1250-067 Lisboa

Telefone: 21 357 23 61

http://www.posturmed.com/2008/06/new-treatment-for-dyslexia-and-other.html

http://daisy-planet.blogspot.pt/2011/06/prismas-para-correccao-de-postura-o.html

http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt/2013/05/sindrome-postural.html

http://www.manueldafonseca.com/index.php/artigos/2-a-osteopatia-e-a-visao

A questão da inclinação das lentes segundo o que percebi na Optocentro, é muito importante contudo, levanta-me uma sensação de incerteza que gostaria esclarecer:

– Como posso confirmar que a  lentes no rosto do paciente estão com o grau de inclinação recomendado.

“Olá.
Noto que não põe em causa a competência do Oculista de Mem-Martins, ou do senhor que Lhe tirou a graduação aos óculos! Deveria pensar nisso também.
Posso dizer-lhe que fiz um tratamento de 3 anos com prismas com os mesmos dr’s que menciona e só posso agradecer a ambos, porque fiquei tratado. Sofria de tonturas constantes, perda de equilíbrio. Gastei fortunas em médicos e em exames e nada!! O dr Alves da Silva com uns simples óculos, com prismas, tratou-me. Que me diga que são uns óculos muito sensíveis, que ficam mal no rosto devido à posição que têm de estar colocados, isso são outros quinhentos, mas, estar a acusar estes senhores de “banha de cobra”, desculpe que Lhe diga, mas parece-me injusto!
Obrigado”

 

LR Artigos Posturais

Telem.: 351 964 372 571

E-mail: infra.lr@no.sapo.pt

http://www.infralr.no.sapo.pt

 

Colchão Longa Vida

Acolchoado

Telefone: 261 331 214

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s